Atleta do RJ é campeão da Série Ouro do Centro-Oeste de Dadinho

César Saraiva, do Nova Friburgo, vence torneio que reuniu 25 atletas de 8 estados em Campo Grande

Canal no WhatsApp: Receba no celular notícias do futebol de mesa em MS

Basta clicar no link do Canal do WhatsApp e seguir no aplicativo

Fefumems reinaugura loja no Shopping Bosque dos Ipês

Com parceria renovada, Fefumems oferece espaço gratuito para prática do futebol de mesa

Conheça o Museu Virtual do Futebol de Mesa

Veja fotos de conjuntos em ótimo estado de conservação fabricados entre as décadas de 1960 e 2000.

HALL DA FAMA: Todos os campeões do futebol de mesa

Veja galeria de troféus dos principais torneios oficiais promovidos pela Fefumems

ESTATÍSTICAS: Todos os torneios oficiais e amistosos

Veja o desempenho de cada botonista em cada torneio da Fefumems

domingo, 30 de outubro de 2011

Torneio amistoso triangular - Almeidense campeão!



CAMPO GRANDE - Debaixo de um sol saariano e sensação térmica de 72,4 graus à sombra na tarde deste sábado (30), o técnico Roberto Giolo levou o Almeidense ao título do torneio amistoso triangular de futebol de mesa, disputado no estádio Embrapão. O Peñarol de Hélder ficou em segundo, e os alemães do Borussia Dortmund, comandados por Gilberto, em terceiro.

As balizas usadas nas partidas eram agigantadas em relação às exigências da regra dadinho, fato que propiciou uma menorreia de gols. Na estreia, o Almeidense bateu o Peñarol por 4-3, sendo que o centroavante Edu marcou um hat-trick e superou a marca dos 1600 tentos, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. Em seguida, Giolo aplicou 3-0 no Borussia e fez Gilberto perder o rumo do vestiário. "Essa foi a legítima traulitada, como meu pai já dizia", declarou o técnico, escondendo-se na casamata.

No encerramento do turno, a delegação do Borussia Dortmund viajou ao Uruguai, deu uma passadinha básica no free shop de Rivera e não resistiu à cotação do dólar em baixa: foi às compras e levou sete gols da loja do Peñarol. E de nada adiantou pedir três de desconto. Carboneros 7-3.

Em matéria de goleadas, o segundo turno foi menos badalado do que o primeiro. Só que o público teve a oportunidade singular de assistir ao ressurgimento do Borussia, até então desacreditado na competição. Para delírio das mais de 350 muriçocas presentes ao estádio, o time alemão saiu na frente do Almeidense com um canudo arrematado pelo camisa 9 Andreas Möller. O técnico Gilberto estava decidido a reescrever a própria história. Só que a alegria durou pouco. Edu & Cia colocaram os pingos nos is: 3-1 para Giolo.

Diante dos algozes uruguaios, porém, os alemães não se acabrunharam e seguraram o zero no placar até o apito final, conquistando o primeiro e único ponto em quatro partidas. Uma saída honrosa que coroou a evolução do Borussia durante o torneio.

Na partida derradeira, Hélder precisava de uma vitória simples diante de Giolo para faturar o segundo turno. Só que os carboneros acabaram renovando a carteirinha de freguês e empataram em 1-1, deixando escapar a chance de levar a decisão do torneio para a finalíssima.

Números do campeonato
Artilheiro: Edu (Almeidense), 4 gols
Defesa menos vazada: Almeidense, 5 gols
Ataque mais positivo: Almeidense e Peñarol, 11 gols
Maior goleada: Peñarol 7-3 Borussia Dortmund

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Almo de Paula é campeão brasileiro de dadinho



O botonista Almo de Paula, do Clube Curitibano (PR), sagrou-se campeão brasileiro de futebol de mesa na modalidade dadinho, Série Ouro. Ele derrotou na final o jogador Brayner, do Vasco (RJ), de virada por 2 a 1.

A terceira edição do brasileiro aconteceu no último fim de semana em Brasília e contou com a participação de 40 atletas de quatro estados (Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal. Os jogadores foram divididos em três séries: Ouro, Prata e Bronze.

Almo, experiente nas mesas, tem no currículo um tricampeonato brasileiro da modalidade 12 toques. Seu adversário na final é considerado a revelação do dadinho, pois com 17 anos de idade já conquistou a Copa do Brasil, disputada em junho.

Na Série Prata, Tiago Matoso (Vasco-RJ) venceu Rebel (ADDP) e conquistou o título. Na Bronze, Bruno Machado superou Klaus em um duelo entre sócios da APCEF.

O campeonato brasileiro foi promovido pelas federações do Rio de Janeiro, Distrito Federal e pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. A quarta edição do torneio está marcada para os dias 26 e 27 de Janeiro de 2012, no Rio de Janeiro.

Quadro de campeões brasileiros por equipes:
2009 - Daniel Marques (AABB-RJ)
2010 - Daniel Marques (AABB-RJ)
2011 - Almo de Paula (Curitibano-PR)


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nasce um campeão: Astra Sport Club


Que me perdoem o trocadilho infame, mas este clube já nasceu com estrela. É o Astra Sport Club de Futebol de Mesa, sucessor do Olympique de Marselha, cujas cores defendi por muitos anos.

A razão da aposentadoria dos marselheses é simples: por serem da regra gaúcha (1 toque), os botões não se adequavam à dinâmica da regra carioca (também conhecida como dadinho). Detalhes importantes como circunferência, altura e bainha foram cruciais para a substituição dos botões antigos por esses, novos, adquiridos junto aos amigos Bruno Romar e Ronald Neri.



Os botões perolados do Astra têm uma estrela gravada no centro. Como as cores e o layout lembram em muito o Botafogo, optei por criar um time fictício, sem correspondência com clubes reais. Até havia pensado em alternativas bacanas como Steaua Bucaresti (Romênia) ou Estrela Vermelha (Sérvia), mas nada parecia combinar.

Quem vai encarar? Que venham os adversários!

domingo, 16 de outubro de 2011

Oficina da regra dadinho em Campo Grande


Bruno Romar (na mesa) durante a oficina de dadinho em Campo Grande/MS

Ronald Neri, vice-presidente da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro, e Bruno Romar, jogador do Vasco-RJ, estiveram em Campo Grande no último sábado (15) para ministrar uma oficina da regra dadinho para novos botonistas. O evento contou com a presença de 20 participantes. O flamenguista Rodiney Mauro foi o anfitrião do encontro.

Iniciantes no futmesa tiveram oportunidade de trocar conhecimento com quem já pratica há mais tempo. Os mais experientes aproveitaram para tirar dúvidas sobre a regra e fazer jogos-treino em duas mesas recém-adquiridas pela Sobotoms.

Neri e Romar trouxeram botões avulsos e times completos para vender a preços camaradas. No mostruário também havia botões feitos a partir de fichas antigas de pôquer - considerado um dos melhores materiais para a fabricação de botões.

Quem quiser saber mais sobre o futmesa pode ler uma entrevista concedida por Ronald Neri ao site Futmesa Brasil.com (clique aqui para acessar). Ele fala sobre a situação do dadinho no Rio de Janeiro e os desafios de promover a modalidade país afora. A entrevista foi feita pelo colunista Luciano Bendito.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Olympique fatura na promoção 'peça 5 e leve 20' do Almeidense



O Olympique de Marselha sofreu uma estrepitosa série de cinco derrotas em cinco jogos para o Almeidense na tarde desta terça-feira (11) no estádio Embrapão, em Campo Grande. Após o ignominioso resultado, o conselho deliberativo do clube reuniu-se às pressas e aprovou a mudança do lema inscrito no distintivo. A frase "Droit ao but" (direto ao gol, em francês) dará lugar a "Droit au maison" (direto para casa) já na próxima rodada do Campeonato Francês.

Aos prantos na descida ao vestiário depois da goleada sofrida de 6 a 1, o centroavante e ídolo marselhês Jean-Pierre Papin resumiu a campanha do time: "Foi como ver Panzers desfilando pela Champs Élysées", disse. O Olympique levou 20 gols do Almeidense e marcou apenas quatro durante a sequência de jogos. Questionado sobre o mau desempenho debaixo das traves, o goleiro do time francês discordou dos jornalistas: "Não vi nada disso que vocês estão falando", esquivou-se Stevie Wonder.

O técnico Hélder Rafael identificou que a principal deficiência da equipe é o ataque e pediu providências à direção do clube. O vice de futebol, Gilles de Roquefort, confirmou em coletiva à imprensa que o lutador Anderson Silva assinou pré-contrato com o clube e aguarda apenas da liberação do empresário Dana White para trocar o octógono pelas quatro riscas de cal. "Com o reforço vindo do MMA, esperamos melhorar nossas finalizações", afirmou o dirigente.

O próximo compromisso oficial dos franceses é um torneio no próximo sábado (15). Antes, porém, o time deve fazer amistosos para tentar recuperar o moral. Já foram agendados jogos contra a seleção sub-18 do Timor Leste, o time dos casados do bairro Coophavila II e os másteres do Atlético de Alagoinhas, da Bahia.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alterações - 3º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa 2011 - Modalidade dadinho


A Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) informa que está antecipando para 10 de outubro o prazo para depósito do valor das inscrições ao 3º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa 2011- Modalidade Dadinho. O evento será disputado em Brasília nos dias 22 e 23 de outubro.

Saiba mais sobre a competição clicando aqui.

Os clubes devem ainda enviar a lista de atletas participantes, junto com o comprovante de depósito. A Fefumerj pede aos que clubes que não vão enviar nenhum atleta, que informem o quanto antes.

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms