Atleta do RJ é campeão da Série Ouro do Centro-Oeste de Dadinho

César Saraiva, do Nova Friburgo, vence torneio que reuniu 25 atletas de 8 estados em Campo Grande

Canal no WhatsApp: Receba no celular notícias do futebol de mesa em MS

Basta clicar no link do Canal do WhatsApp e seguir no aplicativo

Fefumems reinaugura loja no Shopping Bosque dos Ipês

Com parceria renovada, Fefumems oferece espaço gratuito para prática do futebol de mesa

Conheça o Museu Virtual do Futebol de Mesa

Veja fotos de conjuntos em ótimo estado de conservação fabricados entre as décadas de 1960 e 2000.

HALL DA FAMA: Todos os campeões do futebol de mesa

Veja galeria de troféus dos principais torneios oficiais promovidos pela Fefumems

ESTATÍSTICAS: Todos os torneios oficiais e amistosos

Veja o desempenho de cada botonista em cada torneio da Fefumems

domingo, 27 de novembro de 2011

Taça Marandu - fotos da final!

O companheiro de futmesa Rodiney Mauro registrou a final da Taça Marandu, disputada na semana passada entre os filiados da Sobotoms. Lembrando que o troféu foi conquistado pelo Roberto, da Almeidense, sobre o Grêmio Bagé, treinado por Guilherme.

Para relembrar como foi a final, veja aqui.

Concentração absoluta dos finalistas no Embrapão

Troféus da Taça Marandu

Vice Guilherme e campeão Roberto




Regra oficial do dadinho (9x3): principais tópicos

A regra dadinho é a praticada pela maioria dos botonistas em Campo Grande, e por isso, colocamos os tópicos principais dos 9 artigos. O regulamento foi elaborado por uma comissão especial da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj).

LEIA AQUI A REGRA COMPLETA OFICIAL DO DADINHO - ATUALIZAÇÃO JUNHO 2021


Artigo 1 - Campo de Jogo

A medida ideal é 1,84m x 1,24m, podendo oscilar em 10cm, para  menos ou para mais.

As traves ou balizas medem 11cm de comprimento por 4.5cm de altura, medidos pela parte de dentro, e sua espessura mínima é de 0,10 cm e máxima de 0,20 cm, sendo a espessura ideal 0,15 cm.

As mesas deverão estar apoiadas em um par de cavaletes ou similares com uma altura ideal de 80cm, podendo variar 5cm para mais ou para menos.

Artigo 2. : Bola de Jogo (“Dadinho”)

Face do cubo mede 0.6mm x 0.6mm e o seu peso varia entre 0,1 e 0,3 g.

Artigo 3. : Jogadores (“Botões”)

Com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 35 mm, e sua altura máxima de 1 cm

Os botões de uma mesma equipe poderão ser de tamanhos diferentes, como também, poderão ser de cores diferentes entre si, porém todos devem estar numerados. 

Artigo 4.: Goleiro

Altura: 35 mm, espessura: 15mm, largura: 80cm.

Artigo 5. : Arbitragem

Qualquer técnico poderá ser escolhido como árbitro e deverá portar-se convenientemente à mesa.

Artigo 6. :Botonistas ou Técnicos

Deve portar-se sempre de forma educada e conveniente dentro ou fora da mesa de jogo, com atitudes respeitosas para com adversários e árbitros, cumprimentando-os antes e após as partidas.

Artigo 7. :Tempo da Partida

De 2 (dois) tempos de 7(sete) minutos com 1 (um) minuto de intervalo.

Artigo 8. :Saída de Jogo

Caso o técnico arremesse o “dadinho” diretamente para fora do círculo central, a posse de bola passará automaticamente para o adversário.

Após a saída, não será permitido chute ou arremesso ao gol enquanto o “dadinho” não sair dos limites do círculo central.

Artigo 9. :Jogo, Faltas e  Disciplina

Cada botão somente poderá dar no máximo 3 (três) toques consecutivos (“palhetadas”) individualmente e cada equipe somente poderá dar no máximo 9 (nove) “palhetadas” coletivas, devendo até o 9º (nono) toque obrigatoriamente ser um chute ou arremesso ao gol. Caso  não ocorra, no local aonde o “dadinho” parar, será efetuada uma cobrança de falta indireta.

Para melhor controle, é obrigatório que cada técnico conte seus toques em voz alta 

É proibido fazer “falta proposital” no goleiro ou em qualquer botão adversário, visando atrasar a jogada de ataque do mesmo. Caso isso aconteça, o botão responsável pela falta será imediatamente expulso

Sempre que um botão desloca um adversário após tocar o “dadinho”, seu técnico tem um limite máximo de três toques para chutar a gol (03 toques para definir), desde que com estes 3 toques, não se ultrapasse os 9 toques coletivos regulamentares, que neste caso prevalecerão. 

No último toque com arremesso ao gol, caso o “dadinho” não consiga chegar ao mesmo, permanecendo dentro do campo de jogo por ter sido interceptado por um botão próprio ou do adversário, também será considerada falta técnica.

Caso um técnico peça para colocar o goleiro e, no ato do chute, “fure” (erre o “dadinho”), as condições previstas para que o chute a gol se caracterize não foram cumpridas e deverá ser marcada falta técnica, cobrada do local de onde o “dadinho” se encontrava.

O tiro-de-meta somente poderá ser cobrado por um botão, sempre do mesmo lado pelo qual o “dadinho” saiu, nos casos em que o “dadinho” saia por cima, a cobrança poderá ser de qualquer ponto da pequena área.

É proibido o uso da chamada “bicicleta” (virar o botão), assim como travar o botão com os dedos (o popular “dedinho”).

Após a marcação de um gol. Nesse momento, os técnicos terão 10 (dez) segundos para recolocar seus jogadores em posição de início de jogo.

Após um chute a gol que saiu pela linha de fundo o técnico que acabou de atacar e irá defender, poderá movimentar em 6(seis) segundos até 3 (tres) botões para recompor sua defesa. Esta movimentação poderá ser de botões do campo de ataque para o campo de defesa ou de botões que já estejam no campo de defesa para o próprio campo de defesa. Em hipótese alguma o botão poderá ser movimentado da defesa para o ataque ou dentro do campo de ataque. 

Falta no campo de defesa será obrigatoriamente cobrada indiretamente. No campo de ataque, o beneficiado poderá optar por cobrança direta ou indireta. Nos casos de falta técnica, a cobrança sempre será indireta.

É válida a “Lei da Vantagem”, onde o técnico pode optar em cobrar a falta, ou seguir o jogo e também contar com a zeragem dos toques coletivos e individuais.

É proibido o uso de relógios pelos competidores.

Almeidense fatura pré-campeonato de futmesa

Roberto Giolo (à dir.) com a medalha de 1º lugar no pré-campeonato
O técnico Hélder Rafael manteve a escrita e perdeu mais uma final de campeonato de futmesa. Desta vez, o Astra Sport Club foi superado pela Almeidense, do técnico Roberto, no pré-campeonato disputado no estádio Embrapão, em Campo Grande. O torneio serviu de aquecimento para o 1º Campeonato Sul-Mato-Grossense e reuniu sete jogadores na tarde do último sábado (26).

À frente de várias equipes, Hélder já perdeu este ano as finais do Torneio Amizade, da Copa Aniversário de Campo Grande e de um triangular amistoso. Questionado por jornalistas sobre o motivo dos consecutivos fracassos, o técnico apelou para a astrologia: "com a Lua quarto crescente em Aquário e a conjunção entre Marte e Júpiter, tivemos momentos deprimidos e desanimadores. Mas com certeza o entusiasmo ressurgirá a partir do alinhamento astral de Sagitário, o que deve ocorrer na próxima Lua Vazia", tergiversou.

Rafael cumprimenta o sempre-vice técnico Hélder
O atacante Edu, da Almeidense, foi o artilheiro da competição com seis gols marcados em cinco jogos. O torneio serviu também para firmar negativamente o retrospecto botonista Rafael. Antes conhecido como "rei do empate", o técnico acrescentou o revés ao epíteto e já pode ser chamado de "rei do empate e da derrota". Em 2011, há apenas uma única vitória no currículo, contra adversário que ele nem sequer consegue se lembrar.

A surpresa ficou por conta do Real Madrid, capitaneado por Lucas. Avançou às semifinais do pré-campeonato e vendeu caro ao Astra a vaga na finalíssima, após empatar em 2-2 (abriu 2-0 na primeira etapa) e perder nos pênaltis. Já na outra semifinal, o jogador Bira saiu perdendo para a Almeidense, virou o placar mas não resistiu e tomou a virada novamente.

No período da manhã, estiveram treinando para o pré-campeonato os seguintes jogadores: Luiz Leal, Tiago Rossi, Rodrigo Alva e Ademar Serra.

Bira e o filho Lucas: ambos caíram nas semifinais
Confira a tabela completa:

GRUPO A                                        GRUPO B
São Paulo (Bira)                               Flamengo (Rafael)
Astra (Hélder)                                  Almeidense (Roberto)
Real Madrid (Lucas)                      Comercial (Rodrigo/Guilherme)

1ª fase
São Paulo 2 x 2 Flamengo
Astra 1 x 1 Almeidense
Real Madrid 0 x 0 Comercial

São Paulo 1 x 0 Almeidense
Astra 3 x 0 Comercial
Real Madrid 1 x 0 Flamengo

São Paulo 0 x 0 Comercial
Astra 2 x 0 Flamengo
Real Madrid 0 x 4 Almeidense

Semifinal
Astra 2 x 2 Real Madrid (1-0 pen.)
São Paulo 2 x 3 Almeidense

Final
Astra 1 x 3 Almeidense

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Almeidense leva taça, mas Grêmio Bagé carimba faixa do campeão


Na apresentação do novo uniforme da Almeidense, atacante Edu (5) revela o segredo de tantos gols marcados na carreira: "eu treino com bola no hotel da concentração"

WASHINGTON, D.C. - Cientistas da Nasa anunciaram há pouco, em coletiva de imprensa, que desistiram dos estudos para apurar em que era geológica teve início a Taça Marandu de futebol de mesa. A datação com carbono-14 restou inconclusiva. "Todos nossos esforços foram em vão", afirmou o pesquisador-chefe Vincent Laroche, causando furor entre a comunidade científica internacional.

O torneio, que vinha sendo disputado desde tempos imemoriais, foi vencido nesta quarta-feira (23) pela Almeidense, do técnico Roberto. Até então invicta no estádio Embrapão, a Almeidense sofreu revés de 1-2 para o Grêmio Bagé, comandado por Guilherme. Mas, como no jogo de ida o time de Edu & Cia havia vencido por 5-0, o troféu não escapou do domínio alviceleste.

Com a conquista, Roberto chega à marca de 1.605 pausas-relâmpago durante as partidas para anotar um gol do centroavante Edu. Já a Almeidense, alcunhado pela mídia esportiva local como "Papão do Cerrado", promete voos mais altos em 2012, quando o clube completará 30 anos de fundação. "Nossa meta central é alcançar a Tríplice Coroa Continental, ou seja, Taça Marandu, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América", afirmou o dirigente Jac SsangYong.

Como prêmio de consolação por carimbar a faixa do campeão, o Grêmio Bagé ganhará uma caixa de cerveja, conforme havia sido prometida por Roberto para quem conseguisse derrotar a Almeidense em campeonatos oficiais. Em amistosos, porém, a invencibilidade já havia sido derrubada por outro alviceleste, o finado Olympique de Marselha.

O torneio foi batizado com o nome de uma variedade de capim bastante empregada em pastagens destinadas à produção pecuária. O troféu, de caráter transitório, é representado por um bovino assemelhado ao zebu. O campeonato interno da Embrapa reuniu ao todo 28 jogadores e teve 72 partidas realizadas. Uma nova edição do Torneio Marandu deve ser disputada em 2012 caso o mundo não acabe no dia 15 de dezembro de 2011, segundo vaticinou o profeta Davi.

Venha jogar com a gente
O próximo compromisso é o torneio aberto de futebol de mesa, a ser disputado na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Botonistas interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@sobotoms.com.br para inscrições ou mais informações.

O aberto servirá como reforço da regra oficial de dadinho para neófitos, e como treinamento para os demais praticantes.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campo Grande vai sediar campeonato estadual de futebol de mesa



Dos modelos tradicionais de botão aos mais modernos, produzidos com materiais nobres. Com o passar do tempo, o futebol de mesa deixou de ser apenas jogo infantil pra se tornar um grande esporte. Quem pratica, diz que a emoção é quase a mesma dos gramados.

Apesar da disposição dos jogadores, a falta de uma federação em Mato Grosso do Sul ainda é um desafio a ser superado. Para dar mais visibilidade ao futebol de mesa, uma turma em Campo Grande decidiu organizar o primeiro torneio estadual.

A ideia é resgatar o esporte e reunir os praticantes, que hoje não têm um local apropriado para os jogos. E claro, despertar nas crianças o desejo de manter viva essa brincadeira.

As inscrições para o 1º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa, modalidade dadinho, estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar, o interessado deve encaminhar pedido para contato@sobotoms.com.br. Mais informações no site da Sobotoms.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

1º Campeonato Sul-Mato-Grossense: inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o 1º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa, modalidade dadinho. O torneio será realizado no dia 3 de dezembro em Campo Grande, na Escolinha do São Paulo Futebol Clube. As vagas são limitadas.

As partidas serão disputadas em mesas oficiais, e haverá distribuição de troféus e medalhas a todos os participantes. O evento conta com o apoio da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

O futebol de mesa é bastante difundido por todo o país, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta será a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe um torneio da modalidade. Por meio do campeonato, os organizadores pretendem estimular a prática desse esporte que reúne paixão pelos clubes, competitividade e lazer.

Para aqueles que já jogaram mas estão afastados das mesas, esta é a oportunidade ideal para voltar a praticar. E quem ainda não conhece, pode vir com a gente. O futebol de mesa é destinado a jovens e adultos de todas as idades.

Mais informações no blog http://futeboldemesams.blogspot.com ou pelo e-mail: futeboldemesams@gmail.com


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quadrangular termina sem campeão


CAMPO GRANDE - A Arena Supernova, casa do Astra Sport Club, foi palco neste domingo (6) de um quadrangular amistoso com equipes clássicas do futebol mundial: Peñarol-URU de 1982 (Rafael), São Paulo de 1978 (Bira) e Real Madrid-ESP de 2006 (Lucas), além dos anfitriões.

Os donos da casa e o time merengue terminaram o torneio empatados com seis pontos ganhos (duas vitórias e uma derrota). O tricolor paulista somou quatro pontos em três partidas, e os uruguaios, apenas um.

Astra e Real Madrid fariam a partida de desempate para apontar o campeão geral, mas a disputa foi vetada por unanimidade pelos membros da 5ª Turma do Superior Tribunal Conjugal de Justiça Desportiva, entidade máxima que disciplina os jogadores de futebol de mesa.

Confira os resultados:

São Paulo 1 x 0 Astra
Astra 1 x 0 Real Madrid
Peñarol 0 x 0 São Paulo
Real Madrid 2 x 1 Peñarol
São Paulo 1 x 2 Real Madrid
Peñarol 0 x 4 Astra

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms