Atleta do RJ é campeão da Série Ouro do Centro-Oeste de Dadinho

César Saraiva, do Nova Friburgo, vence torneio que reuniu 25 atletas de 8 estados em Campo Grande

Canal no WhatsApp: Receba no celular notícias do futebol de mesa em MS

Basta clicar no link do Canal do WhatsApp e seguir no aplicativo

Fefumems reinaugura loja no Shopping Bosque dos Ipês

Com parceria renovada, Fefumems oferece espaço gratuito para prática do futebol de mesa

Conheça o Museu Virtual do Futebol de Mesa

Veja fotos de conjuntos em ótimo estado de conservação fabricados entre as décadas de 1960 e 2000.

HALL DA FAMA: Todos os campeões do futebol de mesa

Veja galeria de troféus dos principais torneios oficiais promovidos pela Fefumems

ESTATÍSTICAS: Todos os torneios oficiais e amistosos

Veja o desempenho de cada botonista em cada torneio da Fefumems

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2ª Taça Marandu - Roberto Giolo é bicampeão


Chegou ao fim a 2ª edição da portentosa Taça Marandu de futebol de mesa. Após 3 meses e 368726 jogos de fase preliminar e mata-matas do maior campeonato de clube de Mato Grosso do Sul, foram disputados os dois jogos da final do certame que pôs frente a frente a tradicional Associação Atlética Almeidense (AAA) e o emergente Team Embrapa Futmesa (TEMFU).

Os jogos contaram com grande público presente na Oca da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e permitiram aos presentes muitas emoções e 4 gols, apesar do nervosismo do técnicos Roberto Giolo e Rodrigo Alva, que já se confrontavam desde o pré-jogo.

Roberto Giolo (campeão) e Rodrigo Alva (vice)

Na primeira partida, o AAA começou fulminante, com um gol já no minuto inicial da partida, com o camisa 34 Digão. O TEMFU tentou a reação imediata logo na saída, porém, sem sucesso. Após vários ataques, com direito a dadinho na trave e muitas defesas de Ronney, goleiro do TEMFU, eis que o AAA chega ao seu segundo gol com o camisa 9C, Careca - recém-contratado junto ao Napoli '91.

No segundo tempo, após o sufoco do início do jogo, pressionado pelo atual campeão e com a torcida tensa, o TEMFU foi ao ataque. O camisa 10 do time, Capitão (e galã nas horas vagas), descontou o placar. A partir da metade do período, o jogo ficou mais tático e amarrado. No entanto, no minuto final, no único lance em que a defesa do TEMFU deu espaço, o garotinho, o miúdo, o mentirinha - ele, Edu - o camisa 9 do AAA guardou o dele (o gol de nº 1768 em sua carreira, amplamente mais extensa que sua dimensão) para delírio do técnico Giolo e dos presentes, que já o conhecem dos idos de 1982. Assim, o placar final do primeiro jogo apontou 3x1 para o AAA sobre o TEMFU.

Kick-off da final
No segundo jogo, com o regulamento debaixo do braço o AAA cadenciou a partida e mesmo com todos os esforços do TEMFU - chutes, dadinhos na trave, marcação dupla no mentirinha durante toda a partida e tudo mais - segurou o 0x0 e sagrou-se bicampeão da Taça Marandu, pedindo desde já ao presidente da Sobotoms para confeccionar nova placa a ser adicionada à Taça.

Em entrevista nos vestiários após a derrota na final, o técnico do TEMFU resumiu o desempenho da sua equipe nas partidas das finais contra o Triplo A.

"O time sentiu a estreia em finais. A pouca experiência de alguns jogadores fez com que a equipe não apresentasse o futebol jogado nas quartas e na semi. O segundo jogo foi mais equilibrado, mas o Almeidense é um time acostumado com finais, não perdeu as rédeas do jogo em nenhum momento. Apesar de tudo, tenho de dar os parabéns aos meus atletas, que em seu primeiro campeonato, num time recém montado, já alcançaram um segundo lugar num torneio tão disputado".

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK

Indagado em relação a uma possível barca partindo no fim da temporada, o técnico Rodrigo Alva foi bastante claro.

"É fato que depositamos expectativas em alguns jogadores que não corresponderam ao longo da temporada, inclusive perdendo a titularidade, como o zagueiro Ademar e o lateral Luiz Leal. Outros continuaram no time, mas rendendo muito abaixo do que nós e a torcida esperamos, como o meia-atacante Cançado e o volante Gelson Baresi. Mas também tivemos gratas surpresas, como o meia-atacante Capitão (o galã), que fez mais gols que o artilheiro Giolette, o ponta Lencinho Malafaia que andou guardando os seus gols em jogos importantes. Não podemos deixar de mencionar o nosso arqueiro Ronneyson Robson Mamedeson, um verdadeiro paredão.

Rodrigo Alva revelou ainda que os dirigentes do TEMFU já negociam com alguns nomes que podem surgir para qualificar o elenco visando a temporada 2013, como o lateral Sergio da PP70 e o zagueiro Fafá, do Novorizontino, dois destaques deste campeonato.

A Sobotoms agradece a tod@s pela parceria, comprometimento e participação em mais essa edição da Taça Marandu. Contamos desde já com o mesmo empenho para 2013!

Crédito do texto: Fernando Faleiros/Sobotoms

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Propostas de mudança na regra Dadinho para 2014

A vice-presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) comunica as federações estaduais sobre duas propostas de mudança na regra Dadinho. As propostas devem ser discutidas e votadas durante o campeonato brasileiro de equipes. A ideia é que sejam aplicadas a partir de 2014. Em caso de aprovação, as federações estaduais poderão aplicar as novas regras em caráter experimental já em 2013.

Seguem os ajustes:

- Não é permitido que o atleta, nas cobranças de bola parada, cole o botão no dadinho. Também não é permitido que botão toque ou ultrapasse a linha do meio de campo ou das laterais nas saídas de bola ou nas cobranças de laterais, devendo ficar atrás da linha.

- A arrumação dos jogadores de defesa na saída de bola passa a ser igual à da modalidade 12 Toques, onde os 5 botões de trás podem ser posicionados de qualquer maneira, respeitando o espaço de 8 cm (1 goleiro) entre eles. O goleiro também pode, igualmente como na regra 12 Toques, ser posicionado na grande área, mas somente na saída de bola.

A Fefumems ressalta aos jogadores que as novas regras só passarão a valer, em caráter experimental durante o ano de 2013, caso sejam aprovadas pela CBFM após a realização do brasileiro de clubes, previsto para os dias 26 e 27 de janeiro de 2013 no Rio de Janeiro/RJ.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Confraternização 2012

Amigos,

é com grande satisfação que anunciamos o churrasco de confraternização do futebol de mesa, para marcar o encerramento das atividades em 2012. Será a oportunidade de rever amigos, trazer a família e desfrutar momentos de alegria e descontração.

Nossa confraternização será às 19 horas de terça-feira (18) no Círculo Militar de Campo Grande (av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí). Interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 9217-7632 e confirmar a quantidade de acompanhantes. E atenção: esse churrasco será ao estilo "sacolinha": cada um traz o seu kit com carne para assar, pratos e talheres. Nós teremos à disposição a churrasqueira e o carvão, além de mesas e cadeiras.

A Fefumems ainda não pode bancar churrasco para ninguém, mas quem sabe em 2013?

Abraço a todos. Você serão muito bem-vindos à nossa festa.

A Diretoria da Fefumems

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mato Grosso do Sul conhece seus campeões estaduais de futebol de mesa

Pódio do 1º ao 8º lugar da Série Ouro
Uma grande rivalidade pede grandes adversários. E esses grandes duelos são a matéria prima de grandes torneios. Foi assim, diante de um grande público no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, que se decidiu o 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol de mesa no último sábado (8).

Em campo pela Série Ouro, os dois melhores da temporada ficaram frente a frente para saber quem era o campeão de 2012 na modalidade dadinho. Rodrigo Goulart, do Cene, e Roberto Giolo, da Sobotoms, eram líder e vice-líder do ranking estadual, respectivamente. Considerados duríssimos pelos demais adversários, eles detinham juntos 8 dos 10 títulos de etapas, torneios e copas que foram disputadas ao longo do ano.

Roberto abriu o placar logo na saída de bola, e em poucos minutos construiu sólida vantagem de 3 gols. Os ataques de Rodrigo não surtiam efeito, embora tivesse lutado até o fim. O cenista levou perigo à meta rival apenas uma vez, mas o zero no placar era iminente. Não tinha mesmo jeito, o dia era de Roberto Giolo. Campeão da Série Ouro 2012.

Pódio do 1º ao 4º lugar
da Série Prata
Na Série Prata, a finalíssima teve direito à virada de placar. Luigi Mollerke saiu na frente, mas acabou encontrando um inspirado Eduardo Martins, que reverteu para 2 a 1, sofreu o empate e descolou mais um tento. Gol que assegurou a ele o lugar mais alto do pódio.

Na decisão de 3º lugar da Série Ouro, Rodrigo Alva repetiu a façanha de 2011 e chegou novamente entre os três primeiros colocados. Desta vez ele derrotou Claudio Junior. Já na decisão de 3º lugar da Série Prata, Ary Novaes derrotou José Ubirajara Coelho Jr.

Todos os resultados do 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol de mesa - modalidade dadinho - podem ser consultados aqui, na página da Fefumems.

Homenagens
A Fefumems prestou homenagem aos seis clubes fundadores da entidade, em solenidade realizada antes do início das disputas. Receberam uma placa comemorativa os seguintes dirigentes: Carlos Alberto de Assis (ex-presidente do Esporte Clube Comercial-MS), Toni Vieira (presidente do Operário Futebol Clube), José Ubirajara Coelho Jr. (Escola de Futebol do São Paulo - Unidade Campo Grande), Paulino Gaúna (Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Corte), coronel Carlos Dionisio Tomazela (vice-presidente do Círculo Militar de Campo Grande), e José Rodrigues (Cene).

A temporada 2012 encerra premiando os melhores botonistas de Mato Grosso do Sul, e no ano que vem tem mais novidades. A começar pelo Campeonato Brasileiro, que será disputado em Campo Grande no mês de outubro.

Quem quiser aprender a jogar futebol de mesa ou procura locais para a prática do esporte, pode entrar em contato com a Federação pelos telefones (67) 9217-7632 / 9982-4207 ou por meio da página www.fefumems.org.br. Também estamos no Facebook: www.facebook.com/fefumems

Toni Vieira (Operário-MS) e Christian Camillo

Rodrigo Goulart e representante do Cene

José Ubirajara Coelho Jr. (SPFC-MS) e Lucas Coelho

Cel. Carlos Dionisio Tomazela (Círculo Militar) e Hélder Rafael

Paulino Gaúna (à dir.) e colegas da Embrapa

Renato Garcia e Carlos Alberto de Assis (Comercial-MS)

Foto oficial dos botonistas antes do início do torneio

2º Campeonato Sul-Mato-Grossense (dadinho) - resultados

2º Campeonato Sul-Mato-Grossense - modalidade dadinho
Shopping Norte Sul Plaza - 08 de dezembro de 2012

SÉRIE OURO
Participantes (11):

Rodrigo GOULART
Claudio JUNIOR
RENATO Garcia
PAULO Cançado
CHRISTIAN Camillo
ROBERTO Giolo
LUIZ Leal
Claudio COCA
HÉLDER Rafael
DIEGO Goulart
Rodrigo ALVA

----

1ªFASE

GRUPO A
P.  Treinador  PG   J   V   E   D
1   C.Junior   15   6   5   -   1  [Quartas]
2   Renato     15   6   5   -   1  [Quartas]
3   R.Goulart  12   6   4   -   2  [Quartas]
4   Paulo      10   6   3   1   2  [Quartas]
5   Christian  7    6   2   1   3 


R.Goulart   0 x 1   Paulo
C.Junior    1 x 0   Renato
            
Christian   0 x 1   Renato
R.Goulart   1 x 0   C.Junior
            
Paulo       0 x 2   C.Junior
Christian   0 x 4   R.Goulart
            
Paulo       0 x 0   Christian
Renato      1 x 0   R.Goulart
            
C.Junior    1 x 0   Christian
Renato      1 x 0   Paulo


GRUPO B

P.  Treinador PG   J   V   E   D
1   Roberto   14   6   4   2   -   [Quartas]
2   C.Coca    10   6   3   1   2   [Quartas]
3   R.Alva    10   6   2   4   -   [Quartas]
4   Diego     9    6   2   3   1   [Quartas]
5   Hélder    6    6   1   3   2 
6   Luiz      6    6   1   3   2 


Roberto 1 x 0  Diego (W.O)
Luiz    1 x 1  Hélder
    
R.Alva  0 x 0  Hélder
Luiz    0 x 2  C.Coca
    
R.Alva  1 x 0  C.Coca
Roberto 0 x 0  Luiz
    
Hélder  0 x 1  C.Coca
Diego   1 x 0  Luiz
R.Alva  2 x 2  Roberto
    
Hélder  0 x 1  Roberto
Diego   0 x 0  R.Alva
    
C.Coca  0 x 2  Roberto
Hélder  1 x 1  Diego
    
Luiz    1 x 1  R.Alva
C.Coca  0 x 0  Diego

----

QUARTAS DE FINAL

C.Junior   0 x 0  Diego
Renato     0 x 1  R.Alva
R.Goulart  2 x 1  C.Coca
Paulo      0 x 4  Roberto

----

PLAYOFF 5º A 8º

Diego    2 x 2  C.Coca (pen. 3x1)
Renato   1 x 0  Paulo

DECISÃO DE 7º LUGAR

C.Coca  0 x 0  Paulo (pen. 2x1)

DECISÃO DE 5º LUGAR

Diego   0 x 2  Renato

---

SEMIFINAIS

C.Junior   3 x 4  R.Goulart
R.Alva     1 x 1  Roberto (pen. 0x2)

----

DECISÃO DE 3º LUGAR

C.Junior   1 x 2  Rodrigo Alva

----

FINAL

R.Goulart   0 x 3  Roberto


*** CAMPEÃO ESTADUAL SÉRIE OURO: ROBERTO GIOLO ***

P.  Treinador   PG   J    V   E   D   GP  GC   S   Apr. %
1   Roberto     18   8    5   3   -   14  3    11  75,0%
2   R.Goulart   12   7    4   -   3   11  9    2   57,1%
3   R.Alva      14   8    3   5   -   8   5    3   58,3%
4   C.Junior    10   7    3   1   3   8   7    1   47,6%
5   Renato      15   7    5   -   2   6   2    4   71,4%
6   Diego       8    8    1   5   2   4   6   -2   33,3%
7   C.Coca      9    8    2   3   3   6   7   -1   37,5%
8   Paulo       5    7    1   2   4   1   8   -7   23,8%
9   Hélder      3    5    -   3   2   2   4   -2   20,0%
    Luiz        3    5    -   3   2   2   5   -3   20,0%
    Christian   1    4    -   1   3   -   6   -6   8,33

---

ESTATÍSTICAS

Número de jogos disputados:  37 
Total de gols marcados: 62
Média de 1,68 gol por partida
Ataque mais positivo: Roberto Giolo (14) (1,75 gol por partida)
Defesa menos vazada: Renato Garcia (2) (0,28 gol por partida)

---


SÉRIE PRATA
Participantes (6):

ARY Novaes
FERNANDO Melchior
José Ubirajara Jr. (BIRA)
LUIGI Mollerke
EDUARDO Martins
LUCAS Coelho


P.  Técnico  P    J   V   E   D
1   Ary      16   7   5   1   1 [Semifinal]
2   Luigi    14   7   4   2   1 [Semifinal]
3   Bira     13   7   4   1   2 [Semifinal]
4   Eduardo  13   7   4   1   2 [Semifinal]
5   Fernando 12   7   4   0   3
6   Lucas    10   7   3   1   3


Fernando  0 x 3  Bira
Eduardo   2 x 1  Lucas
        
Luigi     0 x 0  Eduardo
Lucas     0 x 1  Ary
        
Fernando  1 x 0  Ary
Eduardo   2 x 1  Bira
Luigi     0 x 0  Lucas
        
Bira      0 x 2  Luigi
Lucas     2 x 0  Fernando
        
Eduardo   0 x 1  Ary
Bira      2 x 1  Lucas
        
Ary       1 x 0  Luigi
Fernando  1 x 0  Eduardo
        
Luigi     2 x 0  Fernando
Bira      1 x 1  Ary

---

SEMIFINAIS

Eduardo   1 x 0   Ary
Luigi     0 x 0   Bira(pen. 3x1)

---

DECISÃO 3º LUGAR

Ary       2 x 0   Bira

---

FINAL

Eduardo   3 x 2   Luigi

*** CAMPEÃO ESTADUAL SÉRIE PRATA: EDUARDO MARTINS ***

---

ESTATÍSTICAS

Número de jogos disputados:  32
Total de gols marcados: 46
Média de 1,43 gol por partida
Ataque mais positivo: Eduardo Martins (8) (1,14 gol por partida)
Defesa menos vazada: Ary Novaes (3) (0,42 gol por partida)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Regulamento - 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa - modalidade dadinho


FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

2º CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE DE FUTEBOL DE MESA - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO

1) DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

a) O 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol de mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é composto de duas séries: Ouro e Prata.

b) A Série Ouro contará com 14 jogadores. Terão direito assegurado de participar da Série Ouro os seguintes jogadores: campeões e vice-campeões de cada um dos eventos realizados em 2012 (Torneio Aberto, Liga Pantaneira e Copa MS); e jogadores mais bem ranqueados na data após o término da 8ª etapa da Liga Pantaneira, que preencherão as vagas remanescentes, se houver.

c) A Série Prata contará com 8 jogadores. Excluindo-se aqueles que atenderem aos critérios da Série Ouro, poderão participar todos os demais jogadores, por ordem de posição no ranking.

2) DA PARTICIPAÇÃO

a) As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio de e-mails, página oficial (http://www.fefumems.org.br) e imprensa.

b) A confirmação das inscrições encerra-se com 02 (dois) dias de antecedência em relação à data do evento, devendo os jogadores efetuarem o pagamento da taxa antes do início dos jogos, bem como apresentarem o respectivo comprovante aos organizadores.

c) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de 15 (quinze) minutos. Jogadores que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado não poderão disputar o torneio.

3) DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra dadinho (consultar aqui), no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

4) DA FÓRMULA DE DISPUTA

4.1) DA COMPOSIÇÃO DE GRUPOS E CABEÇAS-DE-CHAVE

4.1.1) SÉRIE OURO - PRIMEIRA FASE

a) Os 14 jogadores serão distribuídos em 2 grupos de 7. Os dois melhores colocados de cada série no Ranking MS 2012 no dia do evento (disponível em http://www.fefumems.org.br) e que estiverem presentes na competição serão os cabeças-de-chave. A designação de grupos para os cabeças-de-chave será feita mediante sorteio. Esse processo de escolha antecederá o sorteio dos demais jogadores.

b) Em cada grupo, todos jogarão contra todos em turno único. Avançam às quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo.

c) Caso dois ou mais jogadores terminem a fase empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.1.2) SÉRIE PRATA - PRIMEIRA FASE

a) Os 8 jogadores serão distribuídos em apenas um grupo. Todos jogarão contra todos em turno único. Avançam às semifinais os quatro primeiros colocados.

b) Caso dois ou mais jogadores terminem a fase empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.1.3) QUARTAS DE FINAL (SÉRIE OURO)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: 1ºA x 4ºB (jogo 1); 2ºA x 3ºB (jogo 2); 3ºA x 2ºB (jogo 3); 4ºA x 1ºB (jogo 4).

b) Em caso de empate no tempo normal, a classificação será definida pelo critério de melhor campanha na primeira fase.

4.1.4) SEMIFINAIS (SÉRIE OURO)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: vencedor jogo 1 x vencedor jogo 3 (Chave A); vencedor jogo 2 x vencedor jogo 4 (Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.5) SEMIFINAIS (SÉRIE PRATA)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: 1º colocado x 4º colocado (Chave A); 2º colocado x 3º colocado (Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.6) FINAL (SÉRIES OURO E PRATA)

a) Será disputada em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem:  vencedor Chave A x vencedor Chave B.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.7) DECISÃO DE 5º A 8º LUGAR

a) Eliminados nas quartas de final vão compor duas chaves alternadas (perdedor jogo 1 x perdedor jogo 3; perdedor jogo 2 x perdedor jogo 4), para disputar vaga em jogo único. Quem vencer, decide o 5º lugar, também em jogo único. Os perdedores decidem o 7º lugar, em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

4.1.8) DECISÃO DE 3º LUGAR

a) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único (perdedor Chave A x perdedor Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

5) DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING

5.1) SÉRIE OURO

1º - 60 pontos
2º - 57 pontos
3º - 55 pontos
4º - 53 pontos
5º - 52 pontos
6º - 51 pontos
7º - 50 pontos
8º - 49 pontos
9º - 48 pontos
10º - 47 pontos
11º - 46 pontos
12º - 45 pontos
13º - 44 pontos
14º - 43 pontos

5.2) SÉRIE PRATA

1º - 40 pontos
2º - 36 pontos
3º - 33 pontos
4º - 31 pontos
5º - 28 pontos
6º - 27 pontos
7º - 26 pontos
8º - 25 pontos

6) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência verbal. Em caso de reincidência, o atleta poderá perder 1 (um) ponto no ranking.

7) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

8) DO W.O. E DO ABANDONO

a) Para todos os efeitos, o W.O. constitui-se de derrota por 1 a 0 para o atleta ausente na data e horário do jogo.

b) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá W.O. declarado em seu desfavor.

c) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. Além disso, o abandono dará direito de reversão do resultado para todos os botonistas que tiverem empatado ou perdido antes do fato consumado. O novo resultado será a vitória simples (1 a 0).

d) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

9) DA PREMIAÇÃO

Serão premiados com troféus do 1º ao 4º colocados da Série Ouro e o campeão da Série Prata. Receberão medalhas os jogadores que ficarem entre 5º e 8º lugares da Série Ouro e entre 2º e 4º lugares da Série Prata.

10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora do 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa – modalidade dadinho.

Campo Grande, MS, 07 de dezembro de 2012.

Hélder Rafael - Presidente
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tabela do 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol de mesa - modalidade dadinho

Mesa Grupo Rodada Jogos
13:30 4 Ouro A 1ª Rod. Rodrigo Goulart   x   Paulo Cançado
5 Ouro A 1ª Rod. Claudio Junior   x   Gil de Camillo
1 Ouro A 1ª Rod. Renato Garcia   x   Eduardo Meireles
3 Ouro B 1ª Rod. Roberto Giolo   x   Diego Goulart
6 Ouro B 1ª Rod. Luiz Leal   x   Hélder Rafael
2 Ouro B 1ª Rod. Claudio Coca   x   Dirceu Féo
13:50 1 Ouro A 2ª Rod. Christian Camillo   x   Gil de Camillo
3 Ouro A 2ª Rod. Rodrigo Goulart   x   Eduardo Meireles
5 Ouro A 2ª Rod. Claudio Junior   x   Renato Garcia
2 Prata 1ª Rod. Ary Novaes   x   Renato Tedesco
4 Prata 1ª Rod. Fernando Melchior   x   José Ubirajara Jr.
6 Prata 1ª Rod. Vitor de Camillo   x   Luigi Mollerke
7 Prata 1ª Rod. Eduardo Martins   x   Lucas Coelho
14:10 2 Ouro B 2ª Rod. Rodrigo Alva   x   Hélder Rafael
4 Ouro B 2ª Rod. Roberto Giolo   x   Dirceu Féo
6 Ouro B 2ª Rod. Luiz Leal   x   Claudio Coca
1 Prata 2ª Rod. Luigi Mollerke   x   Eduardo Martins
3 Prata 2ª Rod. José Ubirajara Jr.   x   Vitor de Camillo
7 Prata 2ª Rod. Renato Tedesco   x   Fernando Melchior
5 Prata 2ª Rod. Lucas Coelho   x   Ary Novaes
14:30 2 Ouro A 3ª Rod. Paulo Cançado   x   Eduardo Meireles
4 Ouro A 3ª Rod. Christian Camillo   x   Renato Garcia
6 Ouro A 3ª Rod. Rodrigo Goulart   x   Claudio Junior
1 Ouro B 3ª Rod. Diego Goulart   x   Dirceu Féo
3 Ouro B 3ª Rod. Rodrigo Alva   x   Claudio Coca
5 Ouro B 3ª Rod. Roberto Giolo   x   Luiz Leal
14:50 1 Ouro A 4ª Rod. Gil de Camillo   x   Renato Garcia
2 Ouro A 4ª Rod. Paulo Cançado   x   Claudio Junior
3 Ouro A 4ª Rod. Christian Camillo   x   Rodrigo Goulart
7 Prata 3ª Rod. Fernando Melchior   x   Ary Novaes
6 Prata 3ª Rod. Vitor de Camillo   x   Renato Tedesco
5 Prata 3ª Rod. Eduardo Martins   x   José Ubirajara Jr.
4 Prata 3ª Rod. Luigi Mollerke   x   Lucas Coelho
15:10 4 Ouro B 4ª Rod. Hélder Rafael   x   Claudio Coca
5 Ouro B 4ª Rod. Diego Goulart   x   Luiz Leal
6 Ouro B 4ª Rod. Rodrigo Alva   x   Roberto Giolo
1 Prata 4ª Rod. José Ubirajara Jr.   x   Luigi Mollerke
3 Prata 4ª Rod. Renato Tedesco   x   Eduardo Martins
2 Prata 4ª Rod. Ary Novaes   x   Vitor de Camillo
7 Prata 4ª Rod. Lucas Coelho   x   Fernando Melchior
15:30 6 Ouro A 5ª Rod. Eduardo Meireles   x   Claudio Junior
2 Ouro A 5ª Rod. Gil de Camillo   x   Rodrigo Goulart
4 Ouro A 5ª Rod. Paulo Cançado   x   Christian Camillo
3 Ouro B 5ª Rod. Dirceu Féo   x   Luiz Leal
5 Ouro B 5ª Rod. Hélder Rafael   x   Roberto Giolo
1 Ouro B 5ª Rod. Diego Goulart   x   Rodrigo Alva
15:50 1 Ouro A 6ª Rod. Renato Garcia   x   Rodrigo Goulart
4 Ouro A 6ª Rod. Eduardo Meireles   x   Christian Camillo
5 Ouro A 6ª Rod. Gil de Camillo   x   Paulo Cançado
2 Prata 5ª Rod. Vitor de Camillo   x   Fernando Melchior
6 Prata 5ª Rod. Eduardo Martins   x   Ary Novaes
7 Prata 5ª Rod. Luigi Mollerke   x   Renato Tedesco
3 Prata 5ª Rod. José Ubirajara Jr.   x   Lucas Coelho
16:10 2 Ouro B 6ª Rod. Claudio Coca   x   Roberto Giolo
3 Ouro B 6ª Rod. Dirceu Féo   x   Rodrigo Alva
6 Ouro B 6ª Rod. Hélder Rafael   x   Diego Goulart
7 Prata 6ª Rod. Renato Tedesco   x   José Ubirajara Jr.
4 Prata 6ª Rod. Ary Novaes   x   Luigi Mollerke
1 Prata 6ª Rod. Fernando Melchior   x   Eduardo Martins
5 Prata 6ª Rod. Lucas Coelho   x   Vitor de Camillo
16:30 2 Ouro A 7ª Rod. Claudio Junior   x   Christian Camillo
3 Ouro A 7ª Rod. Renato Garcia   x   Paulo Cançado
6 Ouro A 7ª Rod. Eduardo Meireles   x   Gil de Camillo
5 Ouro B 7ª Rod. Luiz Leal   x   Rodrigo Alva
1 Ouro B 7ª Rod. Claudio Coca   x   Diego Goulart
4 Ouro B 7ª Rod. Dirceu Féo   x   Hélder Rafael
16:50 2 Prata 7ª Rod. Eduardo Martins   x   Vitor de Camillo
3 Prata 7ª Rod. Luigi Mollerke   x   Fernando Melchior
4 Prata 7ª Rod. José Ubirajara Jr.   x   Ary Novaes
5 Prata 7ª Rod. Renato Tedesco   x   Lucas Coelho
17:10 Intervalo 10 minutos
17:20   Ouro QF     x    
  Ouro QF     x    
  Ouro QF     x    
  Ouro QF     x    
17:40   Ouro SF     x    
  Ouro SF     x    
  Ouro P-OFF     x    
  Ouro P-OFF     x    
  Prata SF     x    
  Prata SF     x    
18:00   Prata FINAL     x    
  Prata 3º LUGAR     x    
  Ouro 3º LUGAR     x    
  Ouro 5º LUGAR     x    
  Ouro 7º LUGAR     x    
18:20   Ouro FINAL     x    
18:40 PREMIAÇÃO OURO E PRATA

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

3º Torneio Pró-Gol - resultados

3º Torneio Pró-Gol - modalidade 12 toques
Círculo Militar de Campo Grande - 1º/12/2012

Participantes (5):
ARY Novaes
EDUARDO Martins
LUIGI Mollerke
HÉLDER Rafael
ROBERTO Giolo

Rodada 1
Hélder    1 x 0  Luigi
Roberto   2 x 2  Eduardo

Rodada 2
Eduardo   2 x 3  Ary
Luigi     0 x 2  Roberto

Rodada 3
Roberto   4 x 0  Hélder
Ary       0 x 1  Luigi

Rodada 4
Luigi     1 x 1  Eduardo
Hélder    1 x 4  Ary

Rodada 5
Ary       1 x 1  Roberto
Eduardo   0 x 2  Hélder

*** CAMPEÃO: ROBERTO GIOLO ***

Pos. Técnico    J   P   V   E   D   GP  GC  SG
1    Roberto    4   8   2   2   0   9   3   6
2    Ary        4   7   2   1   1   8   5   3
3    Hélder     4   6   2   0   2   4   8   -4
4    Luigi      4   4   1   1   2   2   4   -2 
5    Eduardo    4   2   0   2   2   5   8   -3

----

ESTATÍSTICAS

Número de jogos disputados: 10
Total de gols marcados: 28
Média de 2,8 gols por partida
Ataque mais positivo: Roberto Giolo (9) (2,25 gols por partida)
Defesa menos vazada: Roberto Giolo (3) (0,75 gol por partida)
Botão artilheiro: Edu (Roberto Giolo), com 5 gols (1,25 por jogo)

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms